Consiste basicamente em uma cirurgia por acesso laparoscópico (pequenos orifícios por onde são introduzidas a câmera e pinças cirúrgicas) onde os movimentos dos instrumentos são realizados por braços robóticos.
Mas o robô opera sozinho? Não!
Os movimentos são todos realizados pelo cirurgião, que fica sentado em um console controlando os braços robóticos por meio de joysticks.
E quais as vantagens?
Além de ser uma técnica minimamente invasiva, proporcionando menor tempo de hospitalização e recuperação mais rápida do paciente, o uso do robô proporciona inúmeras vantagens:
• Ampliação da imagem do campo cirúrgico com visão tridimensional;
• Maior amplitude de movimentos das pinças;
• Movimentos finos, precisos e sem tremores, permitindo dissecção delicada de estruturas fundamentais.
Vantagens da Cirurgia Robótica
• Minimamente invasiva: Acesso laparoscópico com pequenas incisões.
• Recuperação Rápida: Menos dor, retorno precoce às atividades.
• Maior Precisão: Pinças com maior amplitude de movimentos, ausência de tremores e visão 3D com imagem ampliada.
• Menos complicações: Melhor dissecção e preservação de estruturas delicadas.
Quais pacientes podem ser candidatos à Cirurgia Robótica?
A cirurgia robótica é um método indicado para todos os procedimentos cirúrgicos nos quais é indicado a cirurgia minimamente invasiva.
Por esta técnica podemos realizar diversos procedimentos cirúrgicos na especialidade da cirurgia digestiva como cirurgias bariátricas e metabólicas, cirurgias revisionais bariátricas, hérnia de hiato/refluxo gastro esofágico, hérnias de hiato recidivadas (reoperação de hérnia de hiato), hérnias de parede abdominal anterior, hérnias incisionais pós operatórias, cirurgias da vesícula biliar(retirada da vesícula biliar) e vias biliares.
Pacientes com idade avançada, obesos e outras comorbidades também são beneficiados por estes procedimentos minimamente invasivos, pois as complicações trans e pós-operatórias são menores e a recuperação tende a ser mais rápida e menos traumática, conferindo acima de tudo qualidade de vida ao paciente.
A operação
A cirurgia robótica é uma sofisticação da laparoscopia – (técnica que pressupõe o uso de microcâmeras). A intervenção cirúrgica, nesse caso, é realizada por meio de um robô.
A máquina, contudo, não opera sozinha. Ela reproduz os movimentos do cirurgião, que comanda tudo de um console próximo à mesa cirúrgica. Um outro médico, o cirurgião auxiliar, fica ao lado do paciente para introduzir e trocar as pinças robóticas e realizar eventuais ajustes.
Esse tipo de operação traz diversas vantagens em relação à cirurgia aberta convencional, como visão estável, em três dimensões, aumentada em 15 vezes. Observa-se também maior liberdade e extrema precisão dos movimentos, que são realizados por um braço articulado.
O resultado é um pós-operatório com menos dores, inchaços e sangramentos, já que os cortes nesse tipo de procedimento são muito mais precisos.
Fig 2. Cirurgia Robótica: cirurgião comandando o procedimento cirúrgico através do console, braços mecânicos do robô sobre o paciente.
O robô
Ao contrário do que muitos pensam, o robô não faz nada sozinho. Todos os seus movimentos e ações são controlados pelo cirurgião no console. O cirurgião comandará a cirurgia robótica através de um console. Sendo assim, o sistema irá reproduzir os comandos enviados pelo cirurgião. O grande triunfo da cirurgia robótica são as posições que o braço robótico pode alcançar, locais que seriam muito difíceis para o ser humano. Além disso, podem realizar movimentos que são impossíveis para o punho humano.
O aparelho tem quatro braços mecânicos e estes, por sua vez, são equipados com endoscópios, selador de vasos, grampeador e emissor de laser.
O equipamento é controlado de um console, por meio de joysticks. O cirurgião manipula esses controladores com as mãos e pulsos naturalmente posicionados em relação aos seus olhos.
O sistema traduz imediatamente os movimentos das mãos, pulsos e dedos do cirurgião e mações precisas e em tempo real para as pinças cirúrgicas.
As lentes e telas do console permitem visão 3D, altamente ampliada, além de imagens por fluorescência.
Sendo assim, na cirurgia robótica, como são utilizados os braços do robô (sob controle do cirurgião), são reduzidos os tremores naturais do ser humano, tendo assim, maior precisão no procedimento.
Fig 3. Da esquerda para direita: console onde o cirurgião realiza a cirurgia, braços mecânicos do robô e torre de imagem.
Vantagens da Cirurgia Robótica:
- A câmera permite magnificação das imagens e visão em três dimensões;
- Precisão nos movimentos, uma vez que os braços robóticos multiarticulados captam com precisão os movimentos do cirurgião, reduzindo pequenos tremores e movimentos escalonados e fragmentados;
- Menor perda sanguínea;
- Menor trauma tecidual;
- Menor dor e necessidade de uso de analgésicos;
- Redução das incisões;
- Redução do tempo de hospitalização;
- Melhor ergonomia para o cirurgião, principalmente em longos procedimentos;
- Retorno mais precoce a vida cotidiana.
Fig 4. Movimentosrealizados pelas pinças do robô simulando a angulação da mão humana.
Qualificação
Operar com robôs exige qualificação prévia. Há cursos de especialização disponíveis no Brasil. Terminada a certificação e qualificação o médico recebe o certificado da Intuitive Surgical. Dr Marlon Rangel realizou a qualificação e recebeu a certificação estando apto para realizar as cirurgias robóticas, participando e atuando intensamente nessa área, disponibilizando para seus pacientes este novo método,