Gastroplastia tipo Bypass Gástrico em Y de Roux (Cirurgia de Fobi-Capella, Wittgrove), são técnicas que diferem em poucos detalhes. é um procedimento misto, ou seja, combina restritivo com disabsortivo. É realizado o grampeamento do estômago criando um reservatório de aproximadamente 50 ml e o desvio de cerca de 1,5 m do intestino delgado (fino). Com isso, ocorre a restrição da quantidade de alimento que o paciente pode ingerir e também o retardo da mistura desse alimento com os sucos digestivos (bile e suco pancreático) para evitar a absorção de todo alimento ingerido. O restante do estômago e do intestino não são retirados, são apenas excluídos do contato com os alimentos.
Cirurgia de Fobi-Capella
No Brasil difundiu-se a técnica de Capella, é um processo cirúrgico que reduz o tamanho e volume do estômago, diminuindo a ingesta de alimentos que passa a ser em torno de 20% do volume pré-operatório, levando a uma diminuição do aporte calórico diário e a consequente perda de peso. A perda média de peso nesta cirurgia é de 35 a 40% do peso inicial.
Sem dúvida é a cirurgia mais realizada no mundo. Dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) mostram que foram realizadas 60.000 operações no país no ano de 2010 à alta de 275 % em relação a 2003, ano em que foram coletados os primeiros registros. Os números fazem do Brasil o segundo colocado no ranking de cirurgias bariátricas, atrás apenas dos Estados Unidos, com 300.000 procedimentos em 2010.
A técnica evoluiu bastante e hoje os cirurgiões já não utilizam mais o anel de silicone no “pouch” gástrico, que antigamente era utilizado e que provocava vômitos frequentes, dificuldade de adaptação a cirurgia e reoperações para sua retirada.
O fato do estômago ficar menor não quer dizer que você irá passar fome. O pouco que ingerir irá dar saciedade .Atualmente sabemos que existe um hormônio responsável pelo nosso apetite chamado grelina. Este hormônio é produzido em todos os segmentos do trato digestivo, mas é produzido em maior quantidade no estômago na parte que irá ficar isolada depois desta cirurgia gerando uma inapetência no período pós-operatório.
De acordo com a Sociedade Americana de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (ASMBS) e o Instituto Nacional de Saúde (NIH), essa cirurgia é o procedimento de escolha e padrão para a perda de peso.
Cirurgia de Fobi-Capella
Conhecida como cirurgia a laser ou cirurgia dos furinhos, a cirurgia por videolaparoscopia é realizada com uma câmera de televisão e instrumentos que são colocados no abdome através de pequenos cortes (furinhos) de 0,5 a 1,0 cm cada. Por ser menos invasivo causa menos dor nos pós operatório e uma rápida recuperação e retorno ao trabalho sem contar ainda a vantagem estética pois substitui a necessidade de uma longa incisão ou corte para abrir a cavidade abdominal (como é feita na cirurgia convencional ou aberta).
Vantagens
- Perda de peso adequada e
duradoura.
- Melhora de cerca de 92%
das doenças associadas à obesidade como hipertensão arterial, diabetes
tipo II (84%), apneia do sono, artropatias (dor nas costas e pernas),
dislipidemia (colesterol e triglicerídeos altos) e distúrbios
psicológicos(depressão).
- Após 1 ano da cirurgia, os
pacientes perdem em média 35 a 40% do peso ou até 70% do excesso de peso.
Desvantagens
- Baixa absorção de ferro
(anemia ferropriva) e cálcio (osteopenia e osteoporose) devido ao desvio
do duodeno na cirurgia. Isto pode ser evitado com suplementação adequada,
boa ingesta nutricional e retornos frequentes com o cirurgião no
pós-operatório.
- Anemia por falta de
vitamina B12. Injeções ou pílulas podem resolver esta deficiência.
- Síndrome de
"Dumping", quando o paciente ingere grande quantidade de comida
ou alimentos ricos em açúcar. Esses alimentos chegam muito rápido no
intestine e causando sintomas como sudorese, taquicardia e sonolência.
- Úlcera estenose
(fechamento) da saída do novo estômago ("pouch gástrico").
- Fístula: extravasamento do
conteúdo do estômago ou intestino para o abdome ou para a pele.