Marlon Rangel - Doctoralia.com.br

Datas

DIA NACIONAL DE COMBATE AO FUMO

DIA NACIONAL DE COMBATE AO FUMO

29 de agosto - Dia Nacional de Combate ao Fumo

As causas da Obesidade estão ligadas a diversos fatores como a genética, fatores ambientes, o metabolismo e fatores comportamentais como o tabagismo.

Troque o cigarro por uma vida saudável!


Saiba mais sobre as causas da obesidade: 

As causas fundamentais da obesidade severa são desconhecidas. Há muitos fatores que contribuem para o desenvolvimento da obesidade, incluindo transtornos genéticos, hereditários, ambientais, metabólicos e alimentares. Há também determinadas condições médicas que podem resultar em obesidade, como o consumo de cortico-esteróides e hipotireoidismo.


Fatores Genéticos

Vários estudos científicos estabeleceram que os genes têm um papel importante na tendência de ganhar peso excessivo, sendo assim, seu peso tem uma correlação de 80 % com as características de seus pais (hereditariedade).
 Provavelmente, temos diversos genes diretamente relacionados ao peso. Assim como alguns genes determinam a cor dos olhos ou altura, outros afetam nosso apetite, nossa capacidade de nos sentirmos cheios ou satisfeitos, nosso metabolismo, nossa capacidade de armazenar gordura e até nossos níveis naturais de atividade.


Fatores Ambientais

Os fatores ambientais e genéticos estão obviamente muito ligados. Se você tiver uma predisposição genética para obesidade mórbida, então o estilo de vida moderno e o meio ambiente podem dificultar ainda mais seu controle do peso. Ingestão calórica abusiva, longos períodos do dia sentado, transporte em veículos, sedentarismo, levando a baixo gasto calórico são as principais causas.


Metabolismo

Costumávamos pensar no ganho ou perda de peso somente como uma função de calorias ingeridas e, em seguida, queimadas. Consumir mais calorias do que queimá-las, faz você ganhar peso; queimar mais calorias do que ingeri-las, faz você perder peso. 

Pesquisadores em obesidade agora falam sobre uma teoria chamada de "set point" (ponto de ajuste), um tipo de termostato no cérebro, que torna as pessoas resistentes ao ganho ou perda de peso. Se tentar ignorar seu ponto de ajuste, cortando drasticamente sua ingestão de caloria, seu cérebro responde abaixando o metabolismo e reduzindo a velocidade da atividade. Então, você ganha de volta qualquer peso que tiver perdido.


Outros fatores:

Fatores comportamentais como tabagismo, etilismo.

Fatores demográficos como idade, sexo e raça. 

Fatores socioculturais como renda familiar, grau de escolaridade, estado civil.

Alterações hormonais (tireóide, hipófise, síndrome de Cushing).

Medicamentos.


Ameaça à Saúde Causada pela Obesidade Mórbida

A obesidade mórbida traz consigo um aumento do risco de uma expectativa de vida mais curta. Para pessoas cujo peso excede duas vezes seu peso corporal ideal, o risco de uma morte prematura é dobrado em comparação às pessoas que não são obesas. O risco de morte por diabetes ou ataque cardíaco é de cinco a sete vezes maior. Além das condições de saúde relacionadas à obesidade, o ganho de peso por si só pode levar a uma condição conhecida como obesidade de "estágio final", quando não há opções de tratamento disponíveis para a maioria dos casos. Além disso, uma morte prematura não é a única conseqüência em potencial. Efeitos sociais, psicológicos e econômicos decorrentes da obesidade mórbida, embora injustos, são reais e podem ser especialmente devastadores.


comentários (0)


deixe um comentário